GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Senado está estudando abolir feriados prolongados :(

Feriados seriam antecipados para segunda-feira. Mas nem tudo é má notícia: acabariam os feriados mortos de quarta-feira (e o Carnaval não entra no pacote).

Enquanto você está aproveitando a feliz coincidência de ter feriados em duas sextas-feiras seguidas, o Senado Federal estuda uma proposta que pode transformar seus dias de folga. O Projeto de Lei 389/2016 quer antecipar todos os feriados que caem entre terça e sexta para a segunda-feira. Não é coincidência, é claro, que isso impossibilita as emendas dos feriados que caem às terças e quintas.

Segundo o próprio projeto de lei, “é quase uma tradição de nosso povo estender esses feriados, o que acaba por comprometer o trabalho nos dias úteis que se lhes seguem”. Os feriados prolongados seriam abolidos em nome da economia e da educação, para aumentar o número de dias úteis para o comércio e para a indústria e também o número de dias letivos. Imagine só a alegria dos estudantes.

Mas você, praieiro eventual, não foi esquecido: a ideia da segunda-feira é grudar todos os feriados nos fins de semana, assim as pessoas podem continuar a viajar nas folgas extras. E os desanimadores feriados de quarta-feira deixariam de existir.

Alguns festejos nacionais ficam de fora da proposta. Por motivos óbvios, não faz sentido comemorar a Sexta-feira Santa na segunda. Isso também vale para o dia 7 de setembro, 12 de outubro, Ano Novo, Natal, Corpus Christi… E para a alegria geral da nação, o Carnaval também fica como está.

A lei segue em análise do Congresso. Deve ser votada nesta terça-feira pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, segundo a Agência Senado. Se a proposta for aprovada, fica a critério dos municípios e estados decidir se querem seguir a regra para as comemorações locais.

Uma coisa, porém, é certa: os feriados que caem no fim de semana – que não são afetados pela lei – vão continuar a ser os mais detestados.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. É muito salutar essa mudança.
    Na verdade tinha era de acabar com todos os feriados santos.
    Mudar os feriados para segunda? Nem pensar. Como ficam as disciplinas dos colégios e faculdades desse dia? Ruim de fazer gestão das horas dadas dessas disciplinas.
    O melhor mesmo é acabar com dias religiosos, a folga da segunda de carnaval, etc, daí dos poucos feriados que sobrarem não se precisaria se procupar em que dia da semana cai.

    Curtir

  2. Diógenes Fidel

    Só bola fora. Tem pelo menos 5 anos que eu trabalho em feriados, mas mesmo assim apoio afinal é onde eu minha captação de serviços é maior além de ter mais tempo pra finalizar antigos serviços. Tenho certeza que diversos empreendedores também se baseiam nesse modelo de calendário com feriados, é ruim não porque eu quero mais folgas, é ruim para economia. Afinal quem trabalha sem parar não tem tempo nem para gastar o dinheiro!

    Curtir

  3. Douglas Lima

    Para os políticos de Brasília não faz diferença…eles só trabalham de terça a quinta mesmo! E não é exagero.

    Curtir