Como aprender a jogar sinuca?

Os dias de errar a bola branca acabaram. Confira algumas dicas e truques para a hora da tacada.

 como aprender a 
 jogar sinuca? 

Antes de tudo, saiba que "bilhar" é um nome genérico, em português, para qualquer modalidade jogada em mesas com bolas e tacos. Equivale a falar em “jogos de baralho”, que podem ser vários: truco, tranca, buraco etc.

 sinuca ou bilhar? 

A sinuca brasileira usa uma bola branca e sete coloridas. Cada uma delas vale de um a sete pontos. Se você tentar encaçapar fora da ordem para pontuar mais, e errar, será penalizado.

 velha conhecida 

Apoie a mão na mesa a um palmo de distância da bola branca. Faça uma concha não muito alta e erga o polegar.

 a posição ideal 

Mova só o antebraço nessa hora – o braço permanece imóvel. Esse movimento de pêndulo dá firmeza. Incline-se e toque o queixo no taco. É um ponto de apoio extra, que ajuda na mira.

 a tacada 

Pense nela como um relógio. Se você acertar o taco em cima (12h), a bola branca continuará sua trajetória depois de atingir a colorida. Se acertar embaixo (6h), ela voltará na sua direção após o impacto.

 a bola branca 

Bater nas laterais (3h e 9h) faz ela pegar efeito para a direita ou esquerda. Caso queira praticar, existem bolas de treino com essas marcações.

 outras manobras 

Encontre a região da bola colorida que você precisa acertar para que ela vá para o buraco. Traçe uma linha imaginária entre a bola e o centro da caçapa. Assim, você saberá se precisará acertar em cheio no meio da bola ou se deverá mirar mais para o lado.

 o "ponto de morte" 

Para fazer tabelas, tente visualizar uma mesa imaginária, que seja um reflexo da mesa de verdade. Ao traçar uma linha entre a bola branca de verdade com a bola colorida imaginária, você encontrará o ponto da mesa em que a bola colorida precisa bater.

 a técnica 
 do espelho 

É uma outra modalidade, na qual, um grupo precisa encaçapar suas bolas sem tocar nas do outro. Há variações como o Mata-8, em que a bola 8 fica por último e os dois grupos precisam encaçapá-la.

 mata-mata 

Envolve 12, 16 ou 21 bolas conforme o tamanho da mesa. Elas valem de um a sete, igual na sinuca, a diferença é que existem diversas bolas de um ponto – as vermelhas.

 snooker 

super.abril.com.br

Veja essa e outras matérias em