Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Beber fixa o aprendizado

Por Tiago Jokura Atualizado em 11 out 2017, 19h04 - Publicado em 25 ago 2017, 12h03

Oitenta e oito pessoas que bebem socialmente tiveram que aprender palavras novas. Em seguida, foram divididas em dois grupos: um que podia beber à vontade e outro que não podia. No dia seguinte, repetiram a aula e os que mais beberam se lembravam mais do aprendizado da véspera. Tomou?

Dar um presente que você já tem reforça a amizade

Voluntários escolheram, numa lista de presentes, os que mais os agradavam. Os mais bem avaliados vieram acompanhados de um bilhete: “Espero que goste. Comprei um igual para mim.” O efeito ocorre seja qual for o grau de afinidade entre os envolvidos, e não é o mesmo se a mensagem vai na linha do “esse aparelho tem muita qualidade.”

Banheiro unissex acelera fila

Filas femininas em banheiros são mais lentas porque elas têm até 30% menos postos – já que mictórios ocupam menos espaço – e também porque mulheres demoram 50% mais tempo no banheiro. Em simulações, a espera feminina diminuiu quatro vezes (de 6 para 1,5 minuto) em banheiros unissex.

 

Fontes: Universidade de Exeter; Personality and Social Psychology Bulletin; Universidade Ghent

Continua após a publicidade
Publicidade