GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Estudo com GIFs descobre que temos 27 emoções básicas, e não seis

(a-poselenov/iStock)

Existe uma teoria famosa na psicologia de que existem seis emoções básicas e universais entre os seres humanos: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo. Os psicólogos norte-americanos Paul Ekman e Wallace V. Friesen chegaram a essa conclusão após estudarem uma tribo na Papua-Nova Guiné em 1972. Eles lhes mostraram fotos de diferentes expressões faciais e descobriram que a tribo compreendeu seis emoções básicas; depois, os autores tiraram fotos dessas mesmas pessoas fazendo expressões correspondentes e as mostraram para grupos de diferentes etnias pelo mundo. Novamente, as mesmas emoções foram reconhecidas.

Há algumas variações dessa teoria: alguns estudos defendem que há apenas quatro, outros defendem que há oito, e por aí vai. Um trabalho mais recente, publicado no fim de agosto no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, surpreende por sugerir um número bem diferente: teríamos nada menos que 27 emoções humanas básicas. E o melhor: usando GIFs para isso. 

Basicamente, os autores analisaram as respostas de 853 homens e mulheres a mais de 2.000 GIFs que evocavam diferentes emoções. As imagens incluíam nascimentos, casamentos e pedidos de noivado, morte e sofrimento, acrobacias arriscadas, atos sexuais, desastres naturais, belas paisagens, cenas constrangedoras e animais que podem ser assustadores para muitas pessoas, como aranhas e cobras, entre outras coisas.

Os participantes foram divididos em três grupos, e cada pessoa teve de ver 30 GIFs. Os participantes do primeiro grupo puderam informar livremente o que haviam sentido após ver cada um dos GIFs. O segundo já não teve tanta liberdade assim: eles também deveriam dizer como haviam se sentido após cada um deles, mas desta vez escolhendo dentre as emoções listadas pelo primeiro grupo.

Esses dois testes mostraram que as pessoas estavam basicamente de acordo. Tanto que os pesquisadores puderam prever as respostas do terceiro grupo, que deveria ranquear suas respostas emocionais em uma escala de 1 a 9 usando pares opostos de emoções já citadas pelo primeiro grupo, como excitação e calma, positivo e negativo etc.

A partir das reações de todos os espectadores, os autores conseguiram criar um mapa multidimensional e interativo (veja aqui) contendo as 27 emoções básicas resultantes dos experimentos e como elas se conectam entre si. No mapa, cada emoção corresponde a uma letra. São elas:

Admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

(Universidade da Califórnia em Berkeley/Reprodução)

É importante notar que as emoções não se manifestam de forma isolada e absoluta, mas, ao contrário, estão conectadas e apresentam variações de intensidade. “No fim, nós não conseguimos um conjunto finito de emoções no mapa, porque tudo está interligado”, diz um dos autores do estudo, Alan Cowen, da Universidade da Califórnia, em Berkeley. “As experiências emocionais são muito mais ricas e com mais nuances do que se pensava anteriormente”. 

Os autores esperam que o estudo leve a uma maior precisão na compreensão das emoções humanas, inclusive em sua base cerebral, e que isso ajude a criar melhores tratamentos psiquiátricos e melhores tecnologias responsivas às nossas necessidades emocionais.

(Via Medical Xpress)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s