Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

O que os nomes “Ásia” e “Europa” significam?

Dica: tem a ver com os pontos cardeais. E com o lugar onde nasce o Sol.

Por Oráculo Atualizado em 25 set 2020, 09h41 - Publicado em 30 jan 2017, 16h14

Ásia vem do acádio asu (“suba”, em português), em referência à terra onde o Sol se levanta. Os romanos nomeavam assim a capital da Lídia – na atual Turquia – e, mais tarde, o continente oriental. Em resumo, “Ásia” é sinônimo de “leste”.

Europa também teria vindo do acádio – língua falada na atual Turquia por volta de 1000 a.C. No caso, de erebu, que denota a terra onde o Sol se põe. Em resumo, “Europa” é o oposto de “Ásia”, e corresponde ao oeste.

África se refere à tribo Afri, que vivia em Cartago (atual Tunísia). Os romanos venceram os cartagineses em 146 a.C. e chamaram o território conquistado de África (“terra dos Afri”).

  • América é uma homenagem ao navegador Américo Vespúcio, que desbravou parte do continente na virada do século 15 para o 16. O cartógrafo alemão Martin Waldseemüller usou mapas de Vespúcio e nomeou o continente.

    Antártida é uma simples oposição ao Polo Norte, com o prefixo “ant” significando oposição ao termo grego arktikos (“perto do urso”). Arktikos faz referência à constelação Ursa Maior, marcante no Hemisfério Norte.

    Oceania vem das filhas de Oceano, um dos 12 titãs da mitologia grega, e foi batizada pelo dinamarquês Conrad Malte-Brun no século 19.

    Pergunta de Gabriel David R. Botelho, Manaus, AM

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade