GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dá para prever quanto ouro ainda existe na natureza?

Mais ou menos. Estima-se que ainda existam 54 mil toneladas embaixo da Terra. Há outras 90 mil circulando no formato de joias, e 40 mil em barras de ouro – das quais 32,5 mil são posse dos bancos centrais de vários países.

O problema é que essa estimativa se baseia nas jazidas que podemos acessar. O ouro costuma ser extraído de minas subterrâneas – a até 1,5 quilômetro de profundidade – de garimpos a céu aberto – a no máximo 50 metros da superfície.

Pode haver muito ouro em rochas do leito oceânico, por exemplo, fora do alcance da mineração. Ou seja: sabemos quanto ouro ainda podemos extrair, mas não quanto ouro existe ao todo.

A Organização Mundial do Ouro estima que só 0,1% dos locais investigados vão levar à descoberta de uma nova mina. E só 10% dessas jazidas são viáveis financeiramente (nas demais, extrair o ouro sai mais caro que vendê-lo).

Pergunta de @maiodaniel, via Instagram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s