Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

De onde vem o termo “gol olímpico”?

De onde vem o termo “gol olímpico” para tentos marcados direto do escanteio? Henrique Cleves, Feira de Santana, BA Por ser tão raro que só de quatro em quatro anos? Nada disso. A origem é um Argentina X Uruguai, em Buenos Aires, no dia 2 de outubro de 1924. O argentino Cesárco Onzari acertou o gol em um […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 19 ago 2016, 14h27
XiXinXing | iStock
XiXinXing | iStock


De onde vem o termo “gol olímpico” para tentos marcados direto do escanteio?
Henrique Cleves, Feira de Santana, BA

Por ser tão raro que só de quatro em quatro anos? Nada disso. A origem é um Argentina X Uruguai, em Buenos Aires, no dia 2 de outubro de 1924.

O argentino Cesárco Onzari acertou o gol em um chute de escanteio. A seleção uruguaia venceu os Jogos em Paris naquele mesmo ano e é apelidada até hoje de “celeste olímpica”. Pela vitória de 2 x 1, os argentinos batizaram o gol de Onzari de “olímpico”.

Fontes: Revista Placar, Livro A Regra é Clara, de Arnaldo Cezar Coelho, Conmebol e Lucas Reis, coordenador de comunicação da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Post anterior: Por que os atletas australianos vestem uniformes de cor verde e amarelo?

Continua após a publicidade
Publicidade