Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

De que altura uma pulga precisa cair para morrer?

Se soltarmos uma pulga de uma altura considerável para o homem – 10 metros, por exemplo – ela morrerá? Fernanda Coelho, São Paulo , SP Pulguete Montilla. É provável que o peso quase insignificante da própria pulga (aproximadamente 0,7 miligramas) salvaria a vida dela. A professora adjunta do Laboratório de Biecologia de Insetos e Comportamento […]

Por Oráculo Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 2 abr 2013, 17h28

Se soltarmos uma pulga de uma altura considerável para o homem – 10 metros, por exemplo – ela morrerá?
Fernanda Coelho, São Paulo , SP

Pulguete Montilla.

É provável que o peso quase insignificante da própria pulga (aproximadamente 0,7 miligramas) salvaria a vida dela. A professora adjunta do Laboratório de Biecologia de Insetos e Comportamento Animal Suzete Araújo Oliveira Gomes afirma que, se a pulga estiver seca, ou seja, sem ter ingerido sangue, o peso dela seria tão baixo que o vento a faria planar, chegando ao solo de forma menos brusca. E aí teríamos um bizarro caso de jejum que salva vida.

Agora, pulgas são gulosas. Demais. Elas podem ingerir até 15 vezes seu próprio peso em sangue. Aí, se caísse de 10 m de altura, já era. O peso elevado faz com que ela caia com mais força no chão. “Na hora que ela bate em um anteparo qualquer, o abdômen dela vai estourar e ela vai morrer”, diz Suzete, em tom sombrio. Ou não.

(crédito da imagem: congalaconga)

Continua após a publicidade
Publicidade