Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Os pinguins lambem gelo para conseguir água doce?

Não: eles tem um truque mais prático.

Por Bruno Vaiano 15 ago 2019, 09h35

Pássaros e mamíferos marinhos que vivem em regiões frias – como os pinguins, leões-marinhos e focas – têm diferentes soluções para se hidratar.

Os pinguins bebem água do mar, mesmo: uma glândula próxima aos olhos filtra o sal excessivo – um mecanismo útil com que a seleção natural não nos presenteou. Esse sal escorre por uma saída logo acima do bico, o que dá a impressão de que os pinguins estão chorando. Se o pássaro encontrar água doce líquida em uma de suas andanças desajeitadas, tanto melhor, mas lamber gelo não é hábito.

  • Já os mamíferos extraem a água de que precisam do próprio alimento – eles selecionam suas presas cuidadosamente, equilibrando peixes que contém bastante água com os que são ricos em outros nutrientes. Obviamente um pouco de água de mar acaba entrando, mas seus rins são incomparavelmente melhores que os nossos em filtrá-la.

    Publicidade