Até o momento, seis estados foram afetados por dois subtipos do vírus Influenza A – H5N1 e H5N8. Não foram reportados casos de pessoas infectadas no país.
O fato de que os pássaros e répteis expelem ácido úrico esbranquiçado em vez de ureia diluída em água – como os mamíferos – foi imprescindível para a evolução dos ovos. Entenda essa estranha conexão.
Nesta semana, um pombo foi vendido em um leilão por R$ 10 milhões. Saiba como essa prática começou, como as aves se orientam – e quem anda faturando uma grana com isso.
Um fragmento de mandíbula e outro de pé, pertencentes a aves gigantes do Eoceno, foram escavados no continente gelado na década de 1980 e redescobertos em uma universidade americana.
Durante a noite, aves que vivem na Cordilheira dos Andes entram em estado de torpor para economizar energia e sobreviver ao ambiente extremo.
Milhares de animais tiveram que ser sacrificados para conter a propagação.
Pardais mais novos são uma ameaça maior que os mais velhos. E a espécie sabe identificá-los só de ouvir o canto de um intruso.
Nada de cair em fake news: ao repassar notícias obtidas por terceiros, a trepadeira-azul-do-canadá faz questão de dizer qual é sua fonte.
Estudo feito nos Estados Unidos analisou 52 espécies de aves migratórias durante quatro décadas – e descobriu que 49 delas ficaram menores.
Estudo comparou DNA das múmias do íbis com o de populações modernas do bicho para entender se os egípcios criavam os pássaros em granjas ou se os capturavam na natureza.
Depende da espécie da ave. Mas esse não é o único motivo.
O E-6B Mercury foi desenhado para sobreviver a um ataque nuclear, mas precisou fazer um pouso de emergência após uma ave entrar no motor.
A araponga-da-amazônia consegue atingir incríveis 125 decibéis – ruído mais alto que o de uma furadeira.
Mandarins aprenderam a nova canção sem precisarem da ajuda dos pais – tradicionalmente, seus primeiros professores de canto.
Local nas Ilhas Maurício contém 600 ossos por metro cúbico de solo. Eles permitem investigar como eram a fauna e a flora antes da extinção do pombo gigante.
Eles estão mais "encorpadinhos" e com risco de viver menos que os corvos rurais.
Pode ficar de olho: quando estão sendo observadas, elas pensam duas vezes antes de dar o bote.
Pássaros que eram alertados sobre a presença de predadores, ainda que não os ouvissem, nasceram mais atentos – e mais rápidos na hora de fugir.
Em duetos, a atividade cerebral da fêmea se alinha à de seu parceiro, fazendo com que funcionem como um só.