Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Por que o telefone com fio funciona mesmo quando estamos sem luz?

Se você foi brasileiro nos anos 1990, com certeza se lembra dos apagões – e, talvez, de falar ao telefone fixo em plena escuridão, de vela na mão.

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 18 fev 2021, 11h35 - Publicado em 18 fev 2021, 11h12

Porque ele não precisa da energia elétrica da sua casa para funcionar. Nas centrais telefônicsa, há baterias – geralmente de 48 V – que são utilizadas como fonte de energia para os aparelhos dos assinantes (pelo menos no caso dos modelos mais simples, que consomem pouca energia).

A alimentação vem direto na linha telefônica – ou seja, chega pelos mesmos fios que transmitem sua voz. Dependendo do tamanho e da localização da central telefônica, podem existir também geradores que mantêm as baterias carregadas caso aconteçam apagões muito prolongados. Mas isso raramente é necessário, porque telefones com fio consomem pouco.

  • Já o telefone sem fio exige uma potência maior, que não pode ser fornecida pela central telefônica. Portanto, precisa ser alimentado pela rede elétrica da própria casa. 

    Fonte: Luiz Cezar Trintinalia, do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP.

    Pergunta de @joao_hen_, via Instagram.

    Continua após a publicidade
    Publicidade