Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Super por apenas 5,99
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Quem inventou o tazo?

Os discos que você achava nos salgadinhos vêm do México, baseados em um jogo do Havaí – e que por sua vez era inspirado em um jogo japonês de 400 anos atrás

Por Rafael Battaglia
19 nov 2019, 18h38 • Atualizado em 5 set 2024, 08h58
  • Pergunta: Denilson Moraes, cidade não identificada

    Caro Denilson, há muita história entre um pacote e outro de Fandangos. Os tazos que eu, você e milhões de pessoas colecionaram nos anos 1990 foram criados no México por Pedro Padierna.

    Em 1994, Padierna trabalhava como vice-presidente de marketing de uma empresa de salgadinhos, a Sabritas. Ele precisava criar uma nova campanha de vendas, e buscou inspiração em algo que era moda quando ele era criança: cartões colecionáveis de futebol, que vinham em pequenos saquinhos.

    Pedro juntou essa ideia a um jogo americano que havia conhecido – e que fazia sucesso no Havaí desde a década de 1930: os POGs, pequenos discos que as crianças colecionavam. Eles, por sua vez, têm uma origem curiosa: são uma adaptação do Menko, jogo japonês que os imigrantes trouxeram ao se mudarem para a ilha.

    O Menko surgiu no século 17, e tinha uma premissa bem parecida com os tazos. O objetivo era lançar os discos para derrubar (ou virar) as peças do seu oponente. O tamanho deles era similar aos que vinham no seu Cheetos, com a diferença que, no lugar dos Looney Tunes, as figuras eram de ícones culturais japoneses. Ah, e o material não era plástico ou papelão, claro, mas sim argila, madeira ou cerâmica.

    Continua após a publicidade

    No Havaí, o nome “POG” pegou porque era o mesmo da marca de sucos que o popularizou. Ela transformou as tampinhas de suas caixas nos discos que os jovens acabaram colecionando. “POG”, inclusive, é um acrônimo do sabor da bebida (“maracujá, laranja e goiaba”, em inglês).

    Mas voltemos à história de Pedro. Com o produto escolhido, era preciso decidir um nome para ele. Depois de dezenas de opções, eles ficaram com “tazo” – abreviação de “taconazo”, que em espanhol quer dizer “salto” (ou “calcanhar”). Era uma referência a uma brincadeira de escola, em que crianças usavam essa parte do sapato (ou do pé) para chutar tampinhas.

    Em 1995, os tazos foram lançados com os Tiny Tunes – Pedro achava que esses personagens iriam agradar meninos e meninas igualmente. No mesmo ano, o sucesso do produto chamou a atenção da PepsiCo, que controlava a Sabritas, e a ideia foi exportada para o mundo todo.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
    Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.