A bandeira dos Estados Unidos na Lua continua lá até hoje, tremulando?
Aparentemente, sim. Como nenhum homem voltou a pisar na Lua depois de 1972, não temos certeza. Em 2009, a Nasa lançou uma espaçonave chamada Orbitador de Reconhecimento Lunar, ou LRO na sigla em inglês, que fica dando voltas ao redor do satélite e tirando fotos em alta resolução. Foram seis bandeiras plantadas na Lua desde a missão Apollo 11, de 1969. O LRO encontrou todas.
Mas, pelo que deu para perceber nas imagens, as bandeiras estão brancas. Faz sentido. Como não há atmosfera na Lua, os raios ultravioletas do Sol chegam no satélite sem qualquer tipo de filtro, o que pode deteriorar coisas como bandeiras. A poeira lunar também é abrasiva. Além disso, as bandeiras eram bem simples, de náilon, compradas por US$ 35 em valores atuais. Ou seja, não foram feitas para durar.
E elas nunca tremularam. Na há vento na Lua. Se ninguém apagar e nenhum meteorito cair em cima, até as pegadas dos astronautas deverão permanecer na superfície do satélite por centenas de milhares de anos. Idem para a placa assinada pelo presidente Richard Nixon, que declara: “Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”. A erosão que acontece na Lua ocorre por gravidade (como a poeira que escorrega de uma borda íngreme de uma cratera), por pequenos tremores de meteoritos e raios cósmicos, explica a geóloga planetária Rosaly Lopes-Gautier.
Post anterior: Em que série morre mais gente, The Walking Dead ou Game of Thrones?