A Lua cheia estará perto do perigeu – o ponto mais próximo de sua órbita ao redor da Terra. Mas a diferença de tamanho é pouco perceptível a olho nu.
Esta pode ser a nova órbita da Gateway – futura estação espacial que deve servir para o treinamento de astronautas.
Material disponível online mostra mais de 12 mil crateras e é uma síntese do que se sabe sobre a composição, estrutura e evolução da superfície do satélite.
Para um objeto fazer algo a mais do que crateras na Lua, ele precisa ter um tamanho considerável – e a colisão poderia destruir o satélite.
Atividades vulcânicas de mais de 2 bilhões de anos podem ter liberado vapor de água – e criado atmosferas temporárias por lá. Entenda.
O satélite é abundante em metais usados em baterias de carros elétricos. É também um potencial destino turístico para os endinheirados. Mas definir as regras de exploração seria um enorme desafio geopolítico.
Vegetais crescem em solo de fora da Terra pela primeira vez; espécie usada na experiência foi a Arabidopsis thaliana, da família do repolho
Eclipse e Lua de Sangue poderão ser vistos em todo o território brasileiro a partir das 0h30.
Os pesquisadores pretendem fazer testes no espaço futuramente – um passo importante para criação de bases na Lua.
Elas existem, mas nem sempre são visíveis, por três razões. Saiba onde estão as nove crateras brasileiras.
Recipiente armazenado em condições especiais, que pode conter gases lunares, está sendo aberto com ferramenta especial construída pela Agência Espacial Europeia.
Um foguete do tipo Falcon 9 foi lançado em fevereiro de 2015. Agora, pesquisadores preveem que ele irá atingir nosso satélite natural a 9.288 km/h
O ano de 2021 foi marcado por muitas idas ao espaço, e 2022 não deve ficar para trás. Confira alguns dos principais eventos do ano.
O nome da missão foi escolhido bem mais ao acaso do que você imagina.
A agência espacial está recebendo projetos de empresas interessadas em desenvolver um protótipo – mas a construção dele não deve ocorrer tão cedo.
O calor radioativo das luas Titânia e Oberon pode ser suficiente para manter oceanos líquidos profundos. Eles poderão ser detectados por missões futuras aos arredores do planeta.
A oscilação de temperatura no satélite parece estar levando à sublimação do gelo presente em sua superfície. A observação complementa estudos sobre a atmosfera de Ganimedes.
A lua gigante gira em torno de Júpiter e é maior que o planeta Mercúrio. Essas são as primeiras imagens obtidas pela sonda Juno, lançada em 2011.
O dia começa com uma “Lua de Sangue”, que ficará parcialmente visível no Brasil; no final da tarde, haverá a "Superlua"; saiba como acompanhar os dois fenômenos, olhando o céu ou pela internet
Piloto do módulo de comando Columbia, ele foi fundamental para a chegada do homem à Lua. Relembre a sua trajetória.