GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A fertilidade masculina está caindo. E a solução pode estar na samba-canção

A quantidade de espermatozóides produzidos pelos homens caiu pela metade nas últimas décadas. Mas um estudo revela que uma simples peça de vestuário pode ajudar a reverter isso

Não tá fácil para os papais em potencial. Os últimos estudos em diversos países mostram uma situação grave: a qualidade média do sêmen dos homens está caindo desde a década de 1930. No Brasil, uma pesquisa da Unicamp, feita com 18.902 amostras, revelou que a concentração seminal caiu de 86,4 milhões de espermatozoides por mililitro (ml), nas amostras coletadas entre 1989 a 1995, para 48,32 milhões/ml visto entre 2011 e 2016.

Pesquisas estimam que 50% dos casos de infertilidade entre casais -que afetam cerca de 48,5 milhões de pessoas no planeta- tenham como causa algum problema masculino. Mas há como melhorar, ao menos um pouco, essa situação. E a solução pode estar na boa e velha samba-canção.

É o que afirma um estudo da Universidade Harvard, que analisou o impacto das roupas íntimas na qualidade e quantidade do esperma. Segundo os pesquisadores, homens que usam cuecas mais largas mantêm os testículos “resfriados”, resultando na produção de 25% a mais de espermatozoides. Além disso, eles liberam 17% mais espermatozoides em cada ejaculação do que os homens que optaram pelas tradicionais cuecas slip. O estudo fez testes com 656 homens.

Veja também

“Os resultados deste estudo são muito práticos. Os homens poderiam melhorar sua produção de esperma mudando o tipo de roupa íntima.”, disse Lídia Mínguez-Alarcón, co-autora do estudo.

Testes adicionais mostraram que aqueles que usavam cuecas mais apertadas tinham, em média, níveis 14% mais altos do hormônio folículo-estimulante no sangue. O aumento desse hormônio, que é produzido pela hipófise para impulsionar a produção de espermatozoides, é um sinal de que o corpo está tentando recuperar a produção normal de células reprodutoras masculinas em testículos que são prejudicados pelo superaquecimento, de acordo com os cientistas.

Mas não é de hoje que os estudiosos sabem que a escolha da roupa íntima de um homem tem impacto sobre o funcionamento de seus testículos. Existe um consenso geral de que roupas íntimas apertadas podem levar ao “aquecimento escrotal”, que prejudica as células essenciais para a produção de espermatozoides nos testículos. Para que a produção de espermatozoides ocorra normalmente, os  testículos devem estar 3ºC a 4ºC abaixo da temperatura corporal (36ºC a 37ºC).

Não vale mais zuar seu pai por usar samba-canção: se ela não existisse, talvez você nem estivesse lendo este texto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s