A gata e seus gatinhos
Duas técnicas, raios X e fotografia comum, juntaram se na produção desta imagem do surpreendente: seis crias no ventre da mãe, a gata Buttercup
Quando a gata de Buttercup engravidou, o seu dono, o fotógrafo americano Howard Sochurek aproveitou para fazer uma foto insólita da mãe e de seus seis filhotes, ainda por nascer. Não foi difícil, pois ele trabalha num laboratorio onde se fazem experiências com a aplicação de raio X em fotografia ultra- rápida.
Os raios X permitem enxergar dentro de um corpo, pois suas partículas atravessam materiais moles, mas são detidas pelos materiais duros. Sochurek colocou a gata contra uma placa fotográfica e disparou um aparelho com uma carga de 150 quilovolts (radiografias comuns exigem apenas 60 quilovolts). O tempo de irradiação de foi de 50.000 milionésimos de segundos, suficiente para registrar as cartilagens das seis cria no ventre da mãe. No mesmo instante em que disparou os raios X, os o fotógrafo abriu o obturador de uma câmera fotográfica comum, que registrou o perfil da gata em contraluz. Finalmente, Sochurek juntou os dois trabalhos numa única imagem. Mãe e filhos continuaram passando bem – e os gatinhos nasceram no dia seguinte a foto, perfeitos.