GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A história de William Sidis, a pessoa mais inteligente que já existiu

Ele tinha 250 pontos de QI e se tornou professor da Universidade Harvard com apenas 16 anos. Mas sua vida não foi das mais felizes

O americano William James Sidis, que nasceu em 1898 em Nova York, foi a pessoa mais inteligente de todos os tempos – pelo menos segundo os testes de QI. Ele ficou famoso por realizar proezas mentais espantosas e pelo seu quociente de inteligência, que foi estimado em 250 pontos (2,5 vezes maior que a média da população, 100 pontos).  

Aos 18 meses de idade, William já sabia ler; aos 2, aprendeu sozinho latim e, aos 3, grego. Aos 11 anos, ganhou uma vaga na Universidade Harvard. Formou-se com louvor aos 16 anos e se tornou o professor mais novo da instituição. Falava 40 línguas. Tudo estava encaminhado para que ele tivesse um futuro brilhante. Mas William não quis. Ele se dizia traumatizado pelo passado como criança prodígio, e decidiu renegar tudo o que lembrasse aquilo. 

Pediu demissão e passou o resto da vida pulando entre empregos braçais, que não exploravam sua inteligência descomunal: trabalhou operando máquinas e como chapeiro numa lanchonete. Recusava-se a pensar em matemática ou a resolver equações de cabeça, tarefa impossível para uma pessoa comum – coisa que ele passou a infância fazendo. Para se sentir normal, colecionava miniaturas de bondes e estudava a história de Boston. Tinha nojo de sexo e fez voto de castidade ainda na adolescência. Vestia uma mesma túnica no inverno e verão e não era afeito ao banho. Morreu aos 46 anos, virgem, de hemorragia cerebral. 

Texto originalmente publicado no Guia Definitivo da Inteligência, publicado pela SUPER em agosto de 2017.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Dione de Freitas Deathstroke

    Triste saber que gênios da humanidade não puderam, de alguma forma, ajudar o mundo a ser melhor…

    Curtir

  2. Fernando Caheté

    Será que antes de haver uma maneira de se estimar o QI de uma pessoa não existiu alguém com capacidade maior? A Bíblia cita que Salomão foi o homem mais inteligente que Deus teria colocado na face da terra.

    Curtir

  3. Wagner Leite

    Não suportou ser tão diferente das outras pessoas. Devia ser um solitário. A Psicologia tem que entender melhor pessoas assim para impedir que suas capacidades sejam perdidas. Meu irmão discutia ciência com professores aos sete anos de idade, dizia ler fotografando as páginas dos livros inteiras, e que nunca mais esquecia. Pensava nas páginas e elas surgiam inteiras em sua mente. Teve uma vida quase medíocre, socialmente era um desastre, e morreu cedo. Todos achavam que ele iria ser um grande cientista, famoso no mundo inteiro. Em conversas, sabia tudo, entendia tudo em profundidade, muito mais que as outras pessoas. Conquistou um inimigo ao ler e explicar uma tese de doutorado que esse homem escreveu após uma rápida folheada. Passou a esconder o que sabia, e me disse: Por causa do meu conhecimento e inteligência, eu sou ODIADO. As pessoas se sentem humilhadas. Preciso me fingir de burro para ter amigos.

    Curtir

  4. I see you don’t monetize your site, don’t waste your traffic, you can earn extra bucks every
    month because you’ve got hi quality content.
    If you want to know how to make extra $$$, search
    for: Ercannou’s essential tools best adsense alternative

    Curtir

  5. Gilberto Rocha

    Fernando cahete,só o fato de tu citares a bíblia já se sabe que tu és um imbecil,qual ignorante acredita nesse livrinho inútil?

    Curtir

  6. samuel campos ferreira

    A GENIALIDADE E A LOUCURA, SÃO IRMÃS GEMEAS !

    Curtir

  7. Egilson Costa

    Gilberto Rocha, a sabedoria de Deus é loucura para os homens. Deus escolheu os que não são para confundir os que são.

    Curtir

  8. Carlos Steinsfield

    Na verdade infelizmente, ele era burro. A sabedoria de um homem se mede pelas atititudes e conquistas. O homem mais inteligente que pisou neste planeta, foi Jesus Cristo. Tudo bem, Jesus é Deus. Mas, sob a forma de homem, a sabedoria de Jesus, ainda hoje, mais de 2.000 anos após seu nascimento, continua movendo pessoas e mudando vidas!! Palavras que Jesus Cristo disse a mais de 20 séculos, continuam vivas e verdadeiras!! – Então, o segundo homem mais inteligente que pisou na terra, foi Albert Einstein, que desenvolveu a teoria da relatividade, trazendo muitos avanços tecnológicos para a humanidade

    Curtir

  9. Antonio Munhoz

    “O mundo realmente carece de mais gênios humildes.
    Atualmente, existem poucos de nós.” R.L.

    Curtir

  10. Reuz Gameplays

    QUE LIXO DE SITE, O CARA VAI BAIXANDO COM O SCROLL E UMA CHUVA DE PROPAGANDA NA CARA. QUE APELAÇÃO ABSURDA. IMAGINO QUE SEJAM TODOS OS SITES DA ABRIL, QUE LIXO.

    Curtir

  11. Absolutamente ninguém almeja carregar um labrador nas espinhaço. http://globo.com

    Curtir

  12. Cara burro da p…

    Curtir

  13. Era inteligente mas, na minha opinião, não foi sábio!!!

    Curtir