A incrível foto da Lua passando em frente à Terra

Satélite distante revela planeta e sua companheira

Por Fábio Marton
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 6 ago 2015, 15h00

A foto acima mostra o dito lado “escuro” da Lua no momento em que ela passa em frente à Terra na parte em que é dia – assim, em verdade está iluminado pelo sol. Ele ganha esse nome não por que não recebe a luz solar, mas por que a Lua sempre tem o mesmo lado voltado para nosso planeta. Assim, o dito lado escuro – mais precisamente, lado oculto – só pôde ser visto pela humanidade em 1959, quando a sonda soviética Luna 3 passou por trás da Lua.

A foto vem do DSCOVR, Deep Space Climate Observatory (Observatório Climático do Espaço Profundo), um dos novos brinquedos da Nasa. Lançado em fevereiro e posto em ação em junho, ele fica na chamada órbita L1, orbitando o sol – e não a Terra – num ponto em que a gravidade da estrela e nosso planeta se anulam. Isso fica a cerca de 1,6 milhão de quilômetros – mais de cinco vezes a distância entre Terra e Lua.

O principal trabalho do DSCOVR é monitorar os ventos solares, emissões eletromagnéticas que podem bagunçar seriamente com sistemas de comunicações terrestres, incluindo satélites. Ele tem uma câmera permanentemente apontada para o lado diurno da Terra – que tirou essa foto. Em verdade, a imagem é apenas parte de uma sequência, que mostra toda a passagem. Ela pode ser vista abaixo:

Fonte:
From a Million Miles Away, NASA Camera Shows Moon Crossing Face of Earth, Nasa