Clique e assine a partir de 8,90/mês

Acredite na ciência

Lançado em 1996 e publicado agora como edição de bolso, o livro desfere pauladas em nossa mania de acreditar em pseudociências, como astrologia, feng shui, demônios ou reencarnação.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Cíntia Cristina da Silva

O MUNDO ASMBRADO PE OS DEMÔNIOS

Carl Sagan, Companhia das Letras, 512 páginas, R$ 25

Ao conversar com um motorista de táxi, o astrônomo Carl Sagan (1934-1996) ficou impressionado com o interesse do homem por ciência. E por sua completa ignorância em relação ao tema. Resolveu escrever um livro para explicar alguns mecanismos básicos do Universo. Lançado em 1996 e publicado agora como edição de bolso, o livro desfere pauladas em nossa mania de acreditar em pseudociências, como astrologia, feng shui, demônios ou reencarnação.

FRASE: “Abandonar a ciência é o caminho de volta à pobreza e ao atraso.”

POR QUE É IMPERDÍVEL: Sagan mostra como perdemos tempo acreditando em bobagens.

• A Face de Marte, que parece um rosto humano, já foi descrita como sendo as ruínas de uma civilização há muito extinta. Outros acreditam que tenha sido construída pelos sobreviventes de uma guerra interplanetária. Para Sagan, ela apenas atesta nosso costume de reconhecer padrões em figuras. Outras imagens de satélite mostram que aquela formação não parece nada.

• Sagan prova como uma superstição atravessa épocas apenas trocando de fantasia. Um exemplo é a imagem de pequenos seres de outro mundo que costumam raptar pessoas usando o poder de dedos mágicos. Hoje, esse mito aparece na forma de ETs. Na Idade Média, eram bruxas ou duendes.

Continua após a publicidade
Publicidade