Algas produzem benzeno e tolueno
Essas substâncias tóxicas costumam ser fabricadas pela indústria petroquímica. Mas também podem se originar naturalmente.
O primeiro é um dos ingredientes da gasolina; o segundo, usado como solvente em colas. Ambos são altamente tóxicos, e fabricados pela indústria petroquímica. Mas também podem surgir naturalmente.
Uma equipe de pesquisadores espanhóis analisou amostras de ar e água do Ártico e da Antárctica e descobriu que as chamadas algas polares, que vivem nessas regiões, também podem produzir e liberar essas substâncias (1).
A quantidade não representa um risco ambiental – mas, segundo os cientistas, pode distorcer os modelos usados para estudar as mudanças climáticas na Terra.
Leia também: A cidade do fim do mundo
Fonte 1. Marine biogenic emissions of benzene and toluene and their contribution to secondary organic aerosols over the polar oceans. C Wohl e outros, 2023.
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Pesquisadores encontram primeiro “fóssil de raio” na Amazônia
O que aconteceu quando pesquisadores colocaram brinquedos no tanque desses tubarões
Game de ação baseado em “Zelda” impressiona – e mostra o poder gráfico do Switch 2
Já imaginou uma cidade sem o SUS?







