GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Alimente o seu cérebro

Mentes que Criam – Howard Gardner

Neste livro, o famoso psicólogo da Universidade de Harvard faz um estudo sobre a genialidade a partir dos perfis de 7 grandes criadores: Einstein, Freud, Picasso, Gandhi, Martha Graham, Igor Stravinsky e T.S. Eliot. Artes Médicas, Porto Alegre, 1996.

The Price of Greatness – Arnold M. Ludwig

Para descobrir as relações entre o talento e a loucura, o psiquiatra norte-americano analisou a vida de 1 004 celebridades em várias áreas de atuação. Nova York, Guilford Press, 1995

Descobertas Acidentais em Ciências – Royston M. Roberts

Com muito bom humor, o livro relata como o acaso contribuiu para várias descobertas, como a do náilon, da penicilina e dos raios X. Campinas, Papirus, 1993.

Einstein: A Ciência da Vida – Dennis Brian

Uma das mais recentes biografias do maior físico do século, em tom de literatura, ressaltando o lado humano do gênio. São Paulo, Ática, 1998

Marie Curie, uma Vida – Susan Quinn

A autora conta com detalhes a história da cientista polonesa, da infância pobre até a glória dos dois Prêmios Nobel. São Paulo, Scipione Cultural, 1997.

Freud: Uma Vida para Nosso Uempo – Peter Gay

Na melhor biografia de Freud, o historiador e psicanalista expõe com clareza as teorias do pai da Psicanálise sobre os sonhos, as neuroses e a sexualidade. São Paulo, Cia. das Letras, 1989.

A Sociedade da Mente – Marvin Minsky

Leitura obrigatória para quem quer estudar a inteligência artificial (e a humana), o livro do matemático americano procura explicar as estruturas do pensamento e como ele trabalha. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1989.

Penso, Logo me Engano – Jean-Pierre Lentin

Uma breve história do besteirol científico. O autor, um renomado jornalista francês, mostra que os gênios também erram. São Paulo, Ática, 1996.

Na internet:

Fundação Nobel – Página oficial do Prêmio Nobel

http://www.nobel.se

Massachusetts Institute of Technology (MIT)

http://www.mit.edu

Projeto Zero – Universidade de Harvard

http://pzweb.harvard.edu

Institute for the Academic Advancement of Youth – Johns Hopkins University

http://jhuniverse.jhu.edu:80/gifted/ts/htmlysts.html

Guia Prático da Criança Superdotada

http://www.st-kilda.com/douance/ident.htm