PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Baixinho com músculos de aço

É como se um homem carregasse um jatinho nas costas. Só para comparar, os elefantes africanos, exaltados por sua extrema força, na verdade conseguem levantar apenas 25% do seu peso nas costas ¿ algo como 1,5 tonelada.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

O animal mais forte do planeta pode estar bem pertinho de você. No jardim da sua casa, por exemplo. Embora caiba na palma da mão, o besouro rinoceronte (Oryctes rhinoceros) carrega, proporcionalmente, mais peso do que qualquer outro ser vivo. Quando se vê soterrado por galhos ou pedras, uma situação comum nas florestas tropicais onde vive, esse besouro consegue levantar até 850 vezes o próprio peso para escapar. É como se um homem carregasse um jatinho nas costas. Só para comparar, os elefantes africanos, exaltados por sua extrema força, na verdade conseguem levantar apenas 25% do seu peso nas costas – algo como 1,5 tonelada. O besouro rinoceronte leva esse nome por causa do chifre, usado pelos machos apenas para disputar fêmeas ou território. Eles se alimentam de matéria orgânica em decomposição e, apesar da aparência assustadora, não mordem, não picam e nem são venenosos. Só não tente prendê-los com as mãos fechadas. Pode ser uma experiência humilhante.

• O melhor saltador do mundo animal também é uma velha conhecida. A comum pulga de cachorro salta 130 vezes o seu tamanho.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.