Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Cachorros conseguem farejar medo nas pessoas

Estudo realizado com 40 cães revela como eles percebem quando alguém está com medo: pelo suor

Por Bruno Garattoni 16 nov 2017, 16h32

Os cães são capazes de sentir, em frações de segundo, quando uma pessoa está com medo. Você já deve ter percebido isso na prática. Agora, a ciência sabe como eles fazem isso: por meio do olfato. Numa experiência realizada por pesquisadores italianos, três grupos de pessoas assistiram a vídeos alegres, assustadores ou neutros (que não provocavam nenhuma resposta emocional). Em seguida, os cientistas coletaram amostras do suor dos voluntários – e levaram para que 40 cachorros (31 labradores e 9 golden retrievers) cheirassem.

O suor de quem havia sentido medo induziu a mesma reação nos cães, que ficaram mais nervosos, arredios e com batimentos cardíacos acelerados (as outras amostras de suor, de quem tinha visto os vídeos alegres ou neutros, não produziram esse efeito).

Isso supostamente acontece porque, quando uma pessoa está com medo, seu corpo secreta substâncias específicas – que os pesquisadores ainda não conseguiram idenfiticar (o estudo se refere a eles de forma genérica, como “sinais químicos”), mas teoricamente podem ser detectadas pelo olfato apuradíssimo dos cães. Quando você está com medo, os cachorros percebem – e não adianta tentar disfarçar.