GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que os exercícios aumentam o tamanho dos músculos?

Célula de atleta também malha

Henry Cavill, o Superman dos cinemas, tem tantas células nos músculos quanto você. A diferença é que as dele são mais desenvolvidas.

Elas crescem com a prática de exercícios. “É a hipertrofia muscular, que acontece principalmente quando fazemos treinamento de força”, diz Patricia Brum, professora de Fisiologia da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo.

Toda vez que você levanta um peso com o braço, seu organismo produz as proteínas chamadas miosina e actina, responsáveis, no caso, pela contração do bíceps. Quanto mais dessas proteínas você tiver, mais forte será.

Como os atletas produzem muita actina e miosina, as células aumentam de tamanho para abrigá-las. Daí a possibilidade de esculpir o corpo.

QUEM TEM A FORÇA

Só a célula que dá duro acumula proteínas.

As células musculares são muito diferentes das outras do corpo. Têm formato alongado e uns canais chamados miofibrila. Sem exercício, esses microtubos murcham.

Quando convocadas a fazer força, as microfibrilas produzem as proteínas miosina e actina e aumentam de tamanho para abrigá-las. Como essas proteínas precisam ficar boiando, a célula absorve maior quantidade de água, o que a faz crescer mais ainda.