GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ciência comprova: dinheiro traz felicidade

Fazer compras proporciona mais felicidade no longo do tempo, enquanto que gastar dinheiro com experiências garantem mais intensidade ao sentimento

Pois é, a ciência comprovou o que a gente sempre tentou negar: dinheiro traz, sim, felicidade. E a forma como você gasta suas economias neste mundo materialista também interfere no sentimento – podendo ser mais prolongado ou mais intenso. 

A pesquisa foi realizada pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. A diferença desse estudo é que, em vez de avaliar nas expectativas das pessoas em relação às compras ou nas lembranças que elas construíam do momento, o foco é no momento.

Leia: Barras de ouro realmente valem mais do que dinheiro?

No experimento, os pesquisadores avaliaram o que os voluntários sentiam no ato da compra e nas primeiras semanas após a aquisição de um novo bem. Os itens avaliados variavam de roupas a eletrodomésticos como cafeteiras, por exemplo. Também foram investigadas as compras vinculadas ao lazer, como entradas em zoológicos e cinemas. 

Leia: Você pode estar perdendo dinheiro na poupança

O que eles descobriram? Que as compras que realizamos estão relacionadas ao tipo de felicidade que sentimos. As pessoas que adquirem bens materiais como um sofá novo, por exemplo, experimentam mais momentos de felicidade no longo prazo, por estarem sempre em contato com o conforto que aquela compra proporcionou.

Já os que pagam para viver experiências, sentem felicidade de forma muito mais intensa, mas mais fugaz. De todo modo, fica a lembrança de um bom momento, que sempre pode ser revisitada.

Leia também: E se o dinheiro deixasse de existir?