GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ciência maluca

Nina Weingrill

Incentivar empregados é ruim para a empresa
Quer tirar o melhor dos seus funcionários? Trate-os mal. Um estudo da Universidade de Princeton descobriu que, quando as pessoas recebem incentivo financeiro para realizar alguma tarefa, acabam demorando mais para terminá-la. Isso supostamente acontece porque o bônus distrai a mente, que pensa mais no dinheiro que no trabalho.

Cabelo dos gays enrola no sentido anti-horário

O geneticista Amar J.S. Klar (sério, ele existe e o nome é esse), que trabalha para o governo dos EUA, resolveu fazer uma pesquisa no seu tempo livre. Ele constatou que, nos homossexuais masculinos, o redemoinho do cabelo geralmente se forma no sentido anti-horário – isso é 3 vezes mais comum do que entre os heterossexuais. Segundo Klar, isso é um indício de que a homossexualidade teria elementos genéticos.

Robôs aprendem a ser desonestos

Cientistas suíços programaram 10 robôs com uma tarefa: ir até uma luzinha azul, que representava (para eles) um prato de comida. Quando um deles conseguia, devia acender uma lampadinha para avisar os outros. Mas alguns aprenderam a deixar a lâmpada apagada – e ficar com toda a comida para si.