GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cientistas criam droga que deixa o sistema imunológico super-resistente

Os imunobióticos recrutam seus anticorpos para combater bactérias mortais

Nos últimos anos, a imunoterapia tem se provado uma excelente alternativa na luta contra o câncer. A técnica consiste em usar substâncias que modificam a resposta biológica para estimular o sistema imunológico contra as células cancerígenas. O sucesso é tanto, que uma equipe de pesquisadores da Universidade de Lehigh, na Pensilvânia, se inspiraram na imunoterapia para criar um novo tipo de droga, que persegue e elimina bactérias mortais resistentes aos antibióticos comuns: o imunobiótico. 

O imunobiótico é o resultado da fusão de parte de um antibiótico existente com uma molécula que atrai anticorpos liberados pelo sistema imunológico para combater invasores, como bactérias. Basicamente, usa a força do próprio sistema imunológico do paciente para fazer com que antibióticos sejam mais eficazes.

Os alvos principais são bactérias responsáveis por intoxicação alimentar e pneumonia, pois são as que hoje se mostram cada vez mais resistentes ao tratamento tradicional. A alternativa pode ser revolucionária, afinal as drogas que usamos hoje e que atacam as bactérias diretamente tendem a deixá-las mais fortes com o tempo. Já o imunobiótico usa o próprio sistema imunológico para atacar as bactérias, evitando que elas desenvolvam resistência.

Recrutar anticorpos humanos pode até, em um futuro distante, eliminar a necessidade de algumas vacinas. Os testes em vermes nematóides infectados se mostraram positivos, mas ainda não há data prevista para os testes em humanos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s