GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cientistas criam o raio trator

Aparelho consegue levitar e manipular objetos - veja ele funcionando na prática

Essa é para os fãs de Star Trek. Um grupo de cientistas das Universidades de Bristol e Sussex, em colaboração com a empresa Ultrahaptics, criou um mecanismo sônico que permite levitar e manipular pequenos objetos com precisão. Que eles mesmos chamaram de “raio trator sônico”, apesar de não ser exatamente um raio.

O aparelho consiste em 64 mini alto-falantes que emitem sons em alta frequência e alta intensidade, direcionadas de forma a criar um holograma sônico capaz de segurar objetos no ar. Esse holograma pode ter três formas: um par de pinças, um redemoinho e uma gaiola. O primeiro manipula como nossos dedos, o segundo, suga para o meio, e o terceiro prende em todas as direções.

Até agora, eles conseguiram levitar e manipular com sucesso objetos entre 0.6 a 4 mm de diâmetro. Mas pretendem testar a invenção, após ajustes, com uma bola de praia. É só uma questão de alterar a frequência, de forma que seja ressonante com o alvo: quanto menor ela, maior o objeto que pode ser segurado. “Todos sabemos que ondas sonoras podem ter um efeito físico. Mas aqui conseguimos controlar o som a um grau nunca antes antingido”, afirma Bruce Drinkwater, do departamento de engenharia mecânica da Universidade de Bristol.

A Ultrahaptics desenvolve aparelhos para transmitirem sensações à pele através do som, criando hologramas que podem ser tocados. A nova invenção deve ter um uso bem diferente: espera-se que possa ser aplicada em pequenos objetos dentro do corpo humano, levando cápsulas com remédios para partes específicas ou mesmo permitindo novos tipos de nanocirurgia.

Veja no vídeo a seguir o raio funcionando na prática:

 

 

Fonte:

From science fiction to reality – sonic tractor beam invented, University of Sussex via EurekAlert

LEIA TAMBÉM:
O material que deixa tudo invisível
A revolução do cérebro