Clique e assine a partir de 5,90/mês

Tudo sobre física

#SuperLivros | “Um Universo que veio do nada”, de Lawrence Krauss

Livro da semana: “Um Universo que veio do nada”, de Lawrence Krauss

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 16 out 2020, 15h48 - Publicado em 14 out 2020, 13h46
Por que existe algo em vez de nada? Na obra, Lawrence Krauss passeia pela vanguarda da física teórica para entender porque tudo não é uma mera ausência.
Eles também estalam de dia, mas é mais difícil ouvir. Quando há uma mudança de temperatura, os móveis se expandem ou se contraem, e as peças se reacomodam.
O mundo quântico é incompreensível por natureza. Lá, as coisas atravessam paredes, se comunicam por "telepatia" e existem em vários lugares ao mesmo tempo. Essa é a parte fácil. Saiba qual é a difícil no texto abaixo – caso ele realmente esteja lá.
O trabalho da dupla com buracos negros foi sacramentado pela foto histórica do projeto EHT em 2019. Mas Hawking não pôde ser reconhecido postumamente.
Isso tem tudo a ver com algo muito banal: como os postes de luz da rua sabem que tem que acender quando anoitece. E com algo nada banal: a fundação da física quântica.
Aposta sobre o Nobel de Física feita 18 anos atrás finalmente se resolverá em 2020

Aposta sobre Nobel de Física feita há 18 anos se resolve em 2020

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 25 set 2020, 18h11 - Publicado em 25 set 2020, 18h08
E o resultado desanima: não caminhamos muito adiante na tentativa de unificar a teoria quântica de campos e a relatividade geral (a tal "teoria de tudo").
Na correspondência de gênios, encontramos suas inspirações, seu jeito de lidar com a dor e um retrato do tempo em que viveram.
SI_419_Dark_01

Paradoxo do avô, buracos de minhoca e o gato: entenda a ciência de Dark

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 17 set 2020, 20h37 - Publicado em 16 set 2020, 12h20
Como a série alemã usou a física para construir um enredo de torrar os neurônios – e se tornou a série nerd mais relevante do século 21.
A foto mais famosa do cientista foi registrada em um contexto muito específico, bem longe dos laboratórios e salas de aula
O paulistano que pega o trem na Fradique Ventinho (quer dizer, Coutinho) finalmente saberá a resposta.
Antes restritos à ficção, os hologramas estão um passo mais próximo de se tornar realidade graças às metassuperfícies. Entenda.
Esqueça o modelo do átomo como um Sistema Solar. O elétron não cai no núcleo porque nem sequer está órbita; a física quântica funciona de um jeito diferente.
Não: tudo que é feito na Terra usa matéria-prima que já estava na Terra. Nosso planetinha só ganha alguns quilos quando um objeto cósmico cai por aqui.
Processo envolve a dissolução em ácido de um mineral presente no bloco - e dá origem a um polímero condutor de energia elétrica.
Não, porque esse estado desrespeitaria dois conceitos fundamentais: o princípio da incerteza de Heisenberg e a Terceira Lei da Termodinâmica.
As cores primárias não precisam ser azul, vermelho e amarelo. Para as TVs, a melhor opção tem verde em vez de amarelo. E revistas como a SUPER são impressas com as primárias magenta, ciano e amarelo. Entenda a ciência por trás de misturas – e porque suas aulas de arte da pré-escola estavam ultrapassadas.
Livro da semana: A Realidade Oculta, Brian Greene

Livro da semana: “A Realidade Oculta”, de Brian Greene

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 10 set 2020, 20h16 - Publicado em 17 jul 2020, 18h18
As equações da relatividade geral, da física quântica e da teoria de cordas apontam para nove tipos de universos paralelos. Este livro explica todos.
SI_417_sol_site1

A era de ouro das pesquisas sobre o Sol

Por André Jorge Oliveira e Alexandre Versignassi | Design: Carlos Eduardo Hara | Ilustrações: Kenji Lambert    - Atualizado em 6 ago 2020, 13h03 - Publicado em 14 jul 2020, 14h55
Marte é para os fracos. Parada dura mesmo é estudar de perto a estrela que nos mantém vivos.
O código indica a posição do corpo celeste em um catálogo astronômico – M31, por exemplo, significa que Andrômeda é o objeto número 31 do catálogo Messier.
livro-bryson-home

Livro da semana: “Breve História de Quase Tudo”, de Bill Bryson

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 29 jul 2020, 20h23 - Publicado em 12 jul 2020, 13h15
Em 540 páginas, o jornalista americano demonstra que a sua existência é o resultado improvável de uma cadeia de acontecimentos que começa no Big Bang.