Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Cinco planetas ficarão alinhados em junho. Saiba o melhor jeito de vê-los

A última vez que Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno apareceram no céu desse jeito foi em 2004. Fenômeno será visível a olho nu.

Por Rafael Battaglia Atualizado em 10 ago 2022, 18h11 - Publicado em 10 jun 2022, 17h13

As festas juninas não são o único evento extraordinário deste mês de junho. Pela primeira vez desde 2004, cinco planetas estarão alinhados no céu. São os vizinhos mais próximos da Terra: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Todos esses planetas são visíveis a olho nu (o mais difícil é Mercúrio, devido à proximidade do Sol). Tanto que é comum observar quando três deles estão alinhados. O que torna o fenômeno de junho raro é a presença dos cinco. Não só: eles estarão enfileirados seguindo a ordem natural de distância do Sol: primeiro Mercúrio, à esquerda, seguido de Vênus, Marte etc.

Os cinco planetas, claro, levam tempos diferentes para completar uma volta em torno do Sol. Enquanto a translação de Mercúrio dura 88 dias, por exemplo, a de Saturno leva 29 anos. Alinhá-los é como conciliar as agendas dos seus amigos para uma ida à praia: demora. A última vez que um fenômeno igual a esse aconteceu foi em dezembro de 2004. A próxima, só daqui a 18 anos, em 2040 (portanto, fique atento).

Ao longo do mês, Mercúrio se afastará gradativamente do Sol, o que facilitará sua observação. A melhor data para ver o alinhamento, então, será quando o planeta estiver mais distante da estrela: dia 24 de junho, 45 minutos antes do amanhecer (que ocorrerá às 6:49).

Um dia antes, em 23 de junho, a Lua estará posicionada entre Vênus e Marte (fazendo as vezes de Terra, como na simulação da Nasa abaixo). Será uma ótima chance para observar os seis corpos celestes no céu.

Céu do dia 23 de junho, segundo projeção da Nasa. O alinhamento acontecerá na direção Leste

Um céu limpo, como o de zonas rurais, ajuda em toda observação astronômica. Mas será possível olhar para o alinhamento caso você esteja em uma cidade.

Para localizar os planetas, olhe para a direção Leste. E lembre-se: eles possuem brilho fixo, enquanto o das estrelas é cintilante e tremeluzente. Além disso, eles se movem mais rápido que as estrelas.

Aplicativos ajudam nessa hora. Com o Sky View Free (IOS, Android), basta apontar a câmera traseira para o céu e a tela mostra a localização dos astros. Já com o Sky Map (Android), você escolhe um astro e o app mostra onde ele vai estar nas horas seguintes.

Cinco planetas ficarão alinhados em junho. Saiba o melhor jeito de vê-los