Existem várias maneiras de demonstrar satisfação: metaleiros sacodem a cabeça, goleadores tiram a camisa, cães sacodem o rabo e gatos fazem um barulho que parece um motor dentro do peito. Na verdade, eles ronronam o tempo inteiro: fêmeas ronronam no parto, filhotes quando mamam e, uma pesquisa da Universidade de Sussex revelou, algumas frequências de ronronar são uma tentativa de pedir comida. Todas essas vastas emoções e sentimentos imperfeitos estimulam o sistema nervoso central do gato, que aciona um sistema de vibração que envolve o cérebro e o sistema respiratório (ver quadro abaixo). E tome vibração: o ritmo é semelhante ao bater de asas de um beija-flor, cerca de 25 batidas por segundo.
Gato a motor
Entenda o funcionamento do ronrom
1. A AÇÃO
Enquanto o gato está relaxado ou recebendo o carinho de seu dono, o sistema nervoso do animal envia um estímulo até a musculatura da laringe.
2. A REAÇÃO
A laringe passa a se contrair e relaxar a cada 40 milésimos de segundo, o suficiente para causar uma miniturbulência na garganta do gato. Ela causa uma vibração no pescoço, que é sentida do lado de fora – é o famoso “motorzinho do gato” em funcionamento.
Fonte Alexandre G. T. Daniel, médico veterinário especializado em medicina felina.