Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como prever a mudança do tempo

Esqueceu de checar a previsão do tempo e não quer entrar numa fria? Conheça algumas dicas que a própria natureza dá para você não passar aperto

Por Nina Weingrill
Atualizado em 21 jun 2017, 18h54 - Publicado em 31 jul 2007, 22h00

Olhe para o céu

Cirrus

Nuvens com um aspecto delicado e de cor branca brilhante são os primeiros sinais de que o tempo está esfriando. Normalmente, essa mudança acontecerá nas próximas 24 horas.

Cumulus

(Sattu/Reprodução)

São as nuvens com formato de couve-flor, compostas de elementos muito pequenos em forma de grânulos. Quando estão bem grandes, lá no alto, e separadas, são sinônimo de bom tempo.

Stratus

Muito baixas, elas normalmente formam um véu transparente, fino e esbranquiçado, sem ocultar completamente o Sol. Elas são o início do mau tempo. Pode pegar o guarda-chuva.

Nimbus

(Sattu/Reprodução)

A palavra significa “nuvem sombria”. Não precisa ser especialista para saber que vem pancadaria pela frente. Não perca tempo, a mudança desse estágio para o próximo é bem rápida.

Observe os animais

(Sattu/Reprodução)

”Animais sentem mudanças no tempo e na vibração da terra“, afirma Alan Rabinowitz, diretor do Zoológico de NY. Pássaros, por exemplo, voam baixo quando vai chover. É que a pressão baixa deixa o ar menos denso, mais difícil de subir. Observe alterações no comportamento dos bichos. Muitas pessoas sobreviveram ao tsunami porque seguiram os elefantes que correram para dentro do continente asiático.

Força na peruca

(Sattu/Reprodução)

1. Cabelo escorrido é indício de chuva tropical. A combinação de temperatura alta e ar úmido pode alongar as madeixas.

Continua após a publicidade

2. Tempo quente e seco pode encurtar seu cabelo em alguns centímetros. Na maioria das vezes, esse é o sinal de tempo estável.

3. Cabelo para cima é resultado da combinação entre inverno e ar seco. O arrepio é fruto do acúmulo de átomos com carga elétrica negativa.

Acenda uma fogueira

(Sattu/Reprodução)

1. Se a fumaça descer, ventos de origem polar estão chegando e podem esfriar o tempo. Se ela subir, o vento é tropical. Pode fazer calor.

2. O ar normalmente gira no sentido horário – de sul para sudeste. Caso o sentido seja inverso, uma tempestade pode se aproximar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.