Em 2020, a humanidade lançou 34 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera – 7% a menos do que em 2019. Resta saber se a diminuição se manterá.
Vários motivos correlacionados. Vamos falar de dois: os ciclos de Milankovitch e as manchas solares.
Crânio de 2 milhões de anos é o mais antigo da espécie Paranthropus robustus e traz pistas sobre a evolução humana.
A liberação, se for confirmada, é uma má notícia: a longo prazo, esse gás pode piorar o aquecimento global. Entenda.
É o que descobriu um estudo que analisou 42 espécies de plantas por mais de seis décadas.
À época, uma corrente inesperada de ventos frios dominou a Europa – o que pode ter contribuído para elevar o número de mortes. É o que sugere um novo estudo
O trimestre de junho-julho-agosto foi também o terceiro mais quente em todo o mundo, mesmo com o inverno no Hemisfério Sul, segundo novo relatório climático.
Alergia e desidratação são alguns dos problemas de saúde que podem ser intensificados pelo aquecimento global.
É metade da média de temperatura do globo no século 20. E esse número pode ser usado em cálculos importantes sobre o aquecimento global atual.
Sistemas de captura de carbono são uma esperança para frear o aquecimento global - mas também podem ter seu lado negativo.
A quantidade de neve que cai na ilha já não consegue repor o volume de gelo derretido, e isso vai continuar mesmo se a temperatura parar de aumentar.
Massa de ar polar vinda da Argentina pode trazer neve para o Sul e outras regiões que raramente registram o fenômeno.
Os 25 mil ursos que existem hoje vivem divididos em 19 subpopulações. E a maioria delas, graças ao degelo do Ártico, que compromete hábitos de caça, poderá morrer de fome.
Novos estudos revelam um aumento de quase 10% na quantidade de CH4 liberada na atmosfera, totalizando 600 milhões de toneladas em um ano
Novo estudo indica que a mudança climática pode ser resultado de fenômenos naturais combinados à interferência humana.
Ele pode atingir uma velocidade superior a 100 km/h e causar ressacas nas zonas litorâneas. Entenda como o ciclone se forma.
Maio de 2020 foi o maio mais quente já registrado, mostra novo relatório. Poucos dias atrás, um enorme vazamento de combustível na região russa ocorreu por consequência do derretimento do solo congelado.
Eventos climáticos extremos estão acontecendo com o dobro de frequência em relação a 40 anos atrás, segundo um novo estudo.
Conheça a Ilha Sif, um conjunto rochoso encontrado sem querer por pesquisadores enquanto estavam em uma expedição.
Temperatura dos oceanos, derretimento das geleiras e precipitação acima do normal são só alguns dos (maus) recordes atingidos nos últimos meses.