Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

Conheça a aranha que fica mais forte após ejetar o próprio pênis

Os machos abandonam seus órgãos reprodutivos na tentativa de escapar das fêmeas canibais após o acasalamento.

Por Manuela Mourão
Atualizado em 4 abr 2025, 14h05 - Publicado em 4 abr 2025, 14h00

A aranha-eremita-asiática (Nephilengys malabarensis) é uma aranha aparentemente comum, mas que esconde um truque inusitado nas oito mangas: os machos da espécie conseguem ejetar o próprio pênis quando sentem que as fêmeas estão esboçando sinais canibais. 

Como você pode saber, existem alguns animais, na tentativa de perpetuar a espécie, arriscam tudo, inclusive a vida. A fêmea do louva-a-deus devora a cabeça dos machos após o acasalamento. Polvos-de-anéis-azuis fêmeas também podem matar seus parceiros. E as aranhas-eremitas-asiáticas também têm costumes canibais. Mas os machos dos animais dessa lista costumam ter também mecanismos de defesa para evitarem virar almoço das suas parceiras – os polvos, por exemplos, envenenam as fêmeas para paralisá-las e impedir um ataque após o sexo. Com os aracnídeos não é diferente.

Esses artrópodes, que vivem na Ásia, enfrentam riscos consideráveis ​​durante o acasalamento devido à agressão das fêmeas, que podem matar e comer seus parceiros depois do acasalamento. Por isso, na tentativa de se salvarem, os machos desenvolveram a habilidade de separar o pênis do próprio corpo para que possam deixá-lo bombeando esperma enquanto fogem para a segurança.

Nesse processo de “cópula remota“, o palpo da aranha macho — o órgão que emite o esperma, análogo ao pênis e que a espécie tem dois — pode se quebrar dentro do trato reprodutivo da fêmea. O palpo quebrado pode permanecer dentro da dona aranha e continuar a bombear esperma mesmo depois que o macho tenha escapado. Biólogos descobriram que quanto mais tempo o palpo ejetado fica nos órgãos genitais femininos, mais esperma ele transfere.

De acordo com um estudo de 2011 no periódico Animal Behaviour, remover um palpo reduz o peso corporal da aranha e aumenta sua resistência, melhorando assim sua capacidade de lutar. 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O pênis destacável também tem outra função evolutiva importante: ele atua como um “tampão” de acasalamento. Após se quebrar, o êmbolo fica alojado dentro da abertura reprodutiva da fêmea para evitar que outros machos acasalem com ela. Isso reduz a competição de esperma e aumenta a probabilidade de que os genes do macho sejam transmitidos.

Após perder o pênis, a aranha macho também se torna mais agressiva e protege a fêmea de outros machos que podem tentar desalojar a tampa e inseminar a fêmea.

Continua após a publicidade

Os machos também têm outro segredo para evitar serem comidas pelas fêmeas: às vezes, eles oferecem uma de suas pernas como petisco para a fêmea como uma distração durante o acasalamento – é tempo suficiente para fugir, ou, pelo menos, para se preparar para lutar pela segurança de sua amada.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 82% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.