Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

David Bowie é homenageado com constelação em forma de raio

Um observatório espacial e uma rádio belga se juntaram para registrar a homenagem

Por Felipe Germano Atualizado em 4 nov 2016, 19h08 - Publicado em 18 jan 2016, 17h30

A frase “David Bowie é uma estrela” se tornou literal. Bowie agora é formado por sete estrelas: Sigma Librae, Spica, Alpha Virginis, Zeta Centauri, SAO 204 132, SAO 241 641 e Beta Sigma Octantis Trianguli Australis. Em parceria com uma rádio de Bruxelas, o observatório para estudos espaciais MIRA (sigla em inglês para Instituto para Pesquisa Astronômica de Monterey) anunciou o registro de uma constelação em homenagem ao músico que faleceu no último dia 10, em decorrência de um câncer.

LEIA: Veja os 10 maiores mistérios das estrelas

A grande sacada é que, se ligadas as estrelas, a constelação tem a forma de um raio – exatamente como o desenhado no rosto do músico na capa de seu álbum Aladdin Sane (1973). “Não foi fácil determinar as estrelas apropriadas. A emissora pediu para darmos um lugar único a Bowie na galáxia”, conta Philippe Mollet, do MIRA. Em mais uma referência à carreira de Bowie, o local escolhido foi bem próximo à Marte, brincando com a canção Life on Mars? (Vida em Marte?), presente no álbum Hunky Dory (1971).

Junto com o registro foi anunciado o site Stardust for Bowie, uma página interativa onde você pode usar o espaço interior da constelação para postar músicas do cantor, ou recados dedicados ao artista. Cada publicação forma um pequeno ponto de luz no site, a ideia é que as declarações preecham virtualmente o desenho formado pelas estrelas.

Entre os fãs, há quem não se satisfaz só com a constelação. Uma petição no site Change.org pede que o planeta Marte seja renomeado para “David Bowie”. Até agora, cerca de seis mil pessoas assinaram o documento online.