GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

De volta ao tempo dos faraós?

Se a moda pega, os mortos, daqui para a frente, vão se transformar em múmias em vez de ser sepultados ou cremados.

A invenção é dos seguidores da seita religiosa Summum, sediada em Salt Lake, Estados Unidos. Por enquanto, apenas animais domésticos passaram para a eternidade embrulhados à maneira dos egípcios. Mas 137 pessoas já pagaram adiantado pelo serviço, que custa cerca de 110 000 reais per capita. Quando morrerem, elas deverão ser as primeiras múmias modernas. “Nenhuma outra organização faz mumificação atualmente, somente a nossa”, declarou à agência de notícias ABCNews o líder supremo da Summum, Corky Ra. Ele diz que o processo atual conserva muito bem os corpos, que são cobertos por camadas finas de poliuretano, fibra de vidro e resina vegetal, além das tiras de gaze tradicionais.

Se os mortos passarem a ser mumificados, daqui para a frente, ficarão muito mais bem preservados do que o corpo deste faraó, que se acredita ser Ramsés I

Na verdade…

Mito

O físico italiano Galileu Galilei (1560-1640) não realizou as experiências que o levaram a criar a lei da inércia, aquela que diz que, se um corpo no vácuo não for perturbado, ficará parado ou manterá sempre a mesma velocidade.

Fato

Galileu fez, sim, as experiências mas obteve dados imprecisos. Delas não poderia ter deduzido a lei da inércia. Assim, apoiou-se muito mais na intuição do que na lógica científica. E deu certo.