Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Descoberto vírus da hepatite B em múmia de 500 anos

Caso é o mais antigo da história da humanidade

Por Lucas Baranyi
10 jan 2018, 13h57

Utilizando sequenciamento avançado de DNA em uma múmia do século 16, um time de cientistas descobriu o histórico evolutivo da Hepatite B. Os dados de genoma encontrados são a evidência mais antiga do vírus – e sugere que humanos têm vivido com a Hepatite B e acompanhado sua evolução durante centenas de anos.

Publicado no periódico científico PLOS PAthogens, o estudo lembra que sempre houve muita incerteza sobre o lugar da Hepatite B numa linha do tempo, especialmente no que diz respeito à origem e evolução dele. Esta descoberta, realizada nos restos mumificados de uma criança enterrada na Basílica de São Domingos Maior, em Nápoles, na Itália, pode jogar luz sobre esta escuridão científica.

A múmia em questão já havia sido analisada – mas, sem testes específicos de DNA, estudiosos acreditavam que ela havia morrido de varíola – o que poderia significar, também, a primeira aparição da doença na humanidade.

A análise do tecido se deu por meio de pequenas amostras de pele e ossos para a extração de fragmentos de DNA, unidos posteriormente para recriar o genoma do vírus da Hepatite B.

Em um comunicado da Universidade McMaster, em Ontário, Canadá, o geneticista e pesquisador de doenças infecciosas Hendrik Poinar apontou o impacto da descoberta. “Identificar a presença de patógenos no passado nos permite compreender a época em que eles infectaram humanos”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.