GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

É normal ter pênis curvo?

Tudo depende da angulação da curvatura

Muito normal se a curvatura tiver até 30°, seja para o lado direito, seja para o esquerdo. “O pênis precisa ter uma curvatura leve para facilitar a penetração”, afirma o urologista Ricardo de La Roca.

Agora, quando o ângulo é mais acentuado, passando dos 45° no meio do membro, é considerado um defeito de nascimento. O pênis curvo congênito, deformação que atinge cerca de 0,6% dos homens, não causa dor, mas pode ser operado se incomodar na hora da transa.

Já a doença de Peyronie – descoberta em 1743 pelo médico do rei Luís 15, da França, François Gigot de La Peyronie –, é um pouco mais séria. Ela aparece em adultos e é capaz de entortar o pênis em até 90º, tanto para cima, quanto para os lados ou para baixo, dificultando de verdade a relação sexual.

É que, diferentemente das deformações congênitas, essa doença é causada geralmente por traumatismos repetidos no mesmo local. E aí, assim que o pênis fica ereto, um caroço inflamado não deixa o sangue circular direito e provoca dor.

Segundo dados da Associação Brasileira de Urologia, esse problema atinge cerca de 5% dos brasileiros, mas pode ser facilmente curado. Em alguns casos, os nódulos somem sozinhos; em outros, um antiinflamatório resolve. Se nada disso adiantar, basta uma pequena cirurgia.