GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Existem cachorros que não latem?

Conheça o basenji, um cão que não ladra e nem morde

Cão que não ladra pode morder se necessário. Pelo menos se o cão em questão for da raça basenji, originária do leste da África e considerada ótima para caçar. Eles são os únicos cachorros no mundo que não latem. O silêncio, é claro, foi vantajoso para seus donos – indivíduos que não afugentavam as presas acabaram se dando bem na seleção artificial.

Mas o basenji está longe de ser um cão totalmente mudo. Em algumas situações emite um som bastante particular conhecido como yodel – um uivo em falsete que mais parece um gemido. Cada cão da raça tem seu próprio repertório, sendo muito difícil encontrar dois que emitam os mesmos ruídos.

Os basenji são uma das raças de cachorro mais antigas. Há inscrições em túmulos egípcios de 5 mil anos com desenhos de cães muito semelhantes a eles. A identificação com os egípcios era tanta que a raça foi chamada de “cão de Quéops”, nome do faraó que mandou construir a primeira pirâmide de Gizé.

Além da economia de sons, o basenji se distingue por acasalar apenas uma vez ao ano – as outras raças costumam se reproduzir duas vezes no mesmo período. Além disso, ele é adepto do banho de gato: usa a língua para se limpar.