Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Experiência para a hora do banho

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 30 nov 1999, 22h00

Por que, quando cai espuma de xampu no chão molhado, a água ao redor dela se afasta e não se mistura?

Resultado do coquetel de água com detergente, a espuma torna-se uma nova substância e, quando escorre para o chão, se estranha com a água pura. Guardadas as proporções, se pode dizer que é como jogar uma pedra num meio líquido. Ambos vão se repelir. Só que no caso da água e da espuma há como fazer a fusão. Basta que se agitem as duas juntas. “No boxe, elas ficam separadas porque a película do líquido é muito fina e só uma parte das bolhas entra em contato com ela”, diz o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo. Mas basta esfregar o pé no chão para que tudo vire uma coisa só. n

Empurra-empurra no boxe

Bolhas de xampu repelem a água do chão.

1. Quando um amontoado de bolhas cai no chão, espirra a água para longe, numa disputa pelo espaço físico.

2. Como a lâmina de água é muito fina, a área de contato entre as moléculas da espuma e as do líquido é pequena. Por isso elas não se misturam.