Fases da Lua influenciam as probabilidades de chuva
Nosso satélite cria pressões atmosféricas que ajudam a dizer o volume de água que cai do céu
Cientistas da Universidade de Washington analisaram 15 anos de dados divulgados pela Nasa e concluíram: a Lua tem influência sobre as chuvas na Terra. Segundo os pesquisadores, o satélite cria “protuberâncias” em nossa atmosfera, aumentando a precipitação, e definem a quantidade de água que vai cair do céu.
Segundo os dados coletados pelos cientistas, a Lua pressiona a atmosfera terrestre quando está acima de uma região específica. A pressão atmosférica elevada aumenta a temperatura, sugando mais umidade. “É como se um container ficasse mais largo com uma pressão mais alta”, afirma Tsubasa Kohyama, doutor que conduziu o estudo. “Menos umidade significa um clima menos propício à chuva”, conclui o pesquisador.
LEIA: Rochas lunares indicam: a Lua nasceu mesmo da colisão da Terra com um planeta extinto
Isso não significa que você deve saber a posição da Lua para saber se leva o guarda-chuva. Nosso satélite causa apenas 1% de diferença em relação ao volume de chuva registrado aqui na Terra. Os dados garimpados por Kohyama e sua equipe serão usados para estudos que avaliarão como as fases lunares influenciam outros tipos de fenômenos climáticos. Até o momento, é sabido que a Lua possui impacto no comportamento das marés oceânicas.