Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

“Mini-lua” deve orbitar a Terra nos próximos dois meses

Um asteroide está vindo em direção à Terra. Vai rolar choque? Não, mas ele vai orbitar a Terra como se fosse uma Lua em miniatura.

Por Eduardo Lima
19 set 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um asteróide orbitando o planeta Terra
     (MARK GARLICK/SCIENCE PHOTO LIBRARY / Getty Images/Reprodução)

    Duas luas? Isso não vai acontecer no universo de Star Wars, e sim na Terra. Um asteroide pequeno vai virar praticamente um novo satélite do planeta, preso na gravidade terrestre por dois meses. O 2024 PT5 vai percorrer uma órbita completa da Terra entre 29 de setembro e 25 de novembro, até escapar do nosso campo gravitacional.

    O asteroide foi avistado no dia 7 de agosto pelo ATLAS (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System, ou sistema de último alerta de impacto terrestre de asteroide, em português), projeto da Nasa. Quatro telescópios espalhados pelo mundo (dois no Havaí, um no Chile e um na África do Sul) escaneiam o céu noturno completo todo dia. 28 mil asteroides são monitorados pelo programa, e não há encontro marcado com a Terra pelo menos até o fim do século.

    Apesar de ficar 57 dias voando na nossa órbita, vai ser difícil enxergar esse asteroide. A mini-lua é mini de verdade, com só 10 metros de largura. Os astrônomos detalharam o acontecimento na publicação Research Notes of the AAS.

    Outras mini-luas

    Outras luas aparecem com certa frequência na órbita da Terra. Isso já aconteceu em 1981, 2006 e 2022. Um asteroide desses orbitou a Terra por vários anos, até ir embora em 2020. Quando a atração gravitacional da Terra puxa algum objeto para dentro da órbita, ele vira uma mini-lua.

    Segundo as classificações da Nasa, qualquer coisa num raio de 190 milhões de quilômetros de distância é um “objeto próximo da Terra”. Quando a distância diminui para 7,5 milhões de quilômetros ou menos, a classificação também muda: os objetos viram “potencialmente perigosos”. No caso dessa mini-lua, a pesquisa mostra que ela não está em rota de colisão com a Terra, então não apresenta perigo.

    O 2024 PT5, que é a mini-lua da vez, provavelmente veio do cinturão de asteroides Arjuna, onde ficam rochas que orbitam o Sol e são classificadas como objetos próximos da Terra. A órbita similar desse asteroide vai ajudá-lo a voltar para a Terra algumas vezes. As previsões para o retorno dessa mini-lua são janeiro de 2025 e 2055.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.