Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Morar junto iguala sistema imunológico dos casais

Pesquisa mostra que ter um filho e criá-lo junto interfere na imunidade das pessoas

Por Felipe Germano Atualizado em 31 out 2016, 19h06 - Publicado em 22 fev 2016, 17h30

Viver com outra pessoa e ter um filho não muda só a forma de encarar o relacionamento. Um estudo realizado por cientistas da Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, afirma que o corpo também sofre grandes transformações quando a vida a dois passa a ser a três.

A pesquisa, que analisou o sistema imunológico de 670 belgas, constatou que casais que tiveram um filho e moram juntos possuem um sistema imunológico 50% mais parecido do que as demais pessoas. Ou seja, eles têm os mesmos tipos de células imunológicas, e possuem resistência às mesmas doenças.

LEIA TAMBÉM: Bebês prematuros se desenvolvem melhor se ouvirem os sons do útero

Esse igualamento do sistema imunológico é causado pelo bebê. “Não é particularmente bonito de se imaginar, mas a forma mais fácil de transmitir bacterias intestinais é via fecal-oral – e ambos os pais podem estar trocando a fralda do bebê”, conta Liston. Além disso, os cientistas afirmam que apenas 25% do nossos sistema imunológico depende do nosso DNA, o resto vem de fatores externos, como as já citadas bactérias, a alimentação, estresse, e até mesmo privação de sono. Dessa forma, o corpo do casal vai se adaptando conforme vai passando pelas mesmas situações juntos.

Morar junto iguala sistema imunológico dos casais