PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Não são só os humanos: aves que migram para longe se separam mais

A imprevisibilidade e a demora da volta dos parceiros fazem com que pássaros percam a paciência: acabam arrumando um substituto para gerar filhotes.

Por Alexandre Carvalho
10 nov 2022, 10h11

Você, pessoa casada, passa longos períodos longe de casa, ou do cônjuge, por motivo de trabalho? Bom, nem é preciso falar que esses afastamentos frequentes são um risco para o seu casamento. A novidade da ciência é que isso acontece também com os pássaros.

Um estudo da Universidade Sun Yat-sen, na China, revelou que aves que migram por longas distâncias tendem a ser mais propensas do que outras ao rompimento da união estável. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam o comportamento de 232 espécies.

Eles concluíram que a imprevisibilidade e a demora da volta dos parceiros fazem com que as aves percam a paciência: acabam arrumando um substituto para gerar filhotes. 

Vale dizer que o “divórcio” não é comum entre as aves. Cerca de 90% delas são monogâmicas: formam casais que se reproduzem principalmente entre si e criam descendentes juntos. E a maioria segue o preceito de “até que a morte vos separe”: ficam juntos por toda a vida.

Liu Yang, principal autor do estudo, identificou essa tendência à separação entre pássaros que viajam para longe com base em índices de divórcio documentados em um dos maiores bancos de dados de aves do mundo, o Birds of the World.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.