Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Nova espécie de peixe é batizada em homenagem a Obama

Nos 45 do segundo tempo do seu mandato, Obama ainda teve tempo de receber mais uma homenagem como presidente: virou xará de um peixinho havaiano.

Por Ana Carolina Leonardi 29 dez 2016, 12h39

Ainda deu tempo de o presidente Barack Obama, no finalzinho do mandato, receber uma homenagem inusitada: uma nova espécie de peixe foi batizada com seu nome.

O peixe ganhou o nome de Tosanoides obama. Ele foi encontrado pela primeira vez em junho, no Havaí, que também é a terra natal do Obama humano, em uma expedição no Monumento Marinho Nacional de Papahānaumokuākea.

Um dos autores do artigo que classificou formalmente o Tosanoides obama como uma nova espécie de peixe destacou que os machos dessa espécie têm uma pequena marca amarela arredondada nas costas, cercada de áreas azuis. Para Richard Pyle, o desenho natural lembraria o logo da campanha presidencial de Obama – mas a comparação força um pouco a barra.

obamalogo_web
R. L. Pyle/Bishop Museum

A verdadeira razão pela qual Obama foi escolhido para o nome da nova espécie de peixe foi uma das medidas ecológicas que anunciou em outubro. O presidente ordenou a expansão da área ecológica protegida de Papahānaumokuākea, que aumentou de 1,1 milhões de km2 para 1,5 milhões de km2, tornando-se a maior reserva ecológica do planeta.

A nova espécie foi encontrada a 91 metros de profundidade, em um recife de coral a quase 2 mil km de Honolulu, durante uma em uma expedição de mergulhadores  da Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA.

O peixe Obama foi a primeira espécie endêmica a ser registrada na área recém-expandida pelo presidente – ou seja, não pode ser encontrada em nenhum outro lugar da Terra além da reserva. Essa descoberta destaca a necessidade de proteger a região: já que a sobrevivência do xará do presidente, o peixinho, depende diretamente da preservação do seu habitat.