Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

O que é o Starship, foguete de Elon Musk que será lançado neste sábado, 18

O foguete mais poderoso já construído, que fará seu segundo voo teste neste sábado (17), tem 120 m de comprimento e poderia levar cem pessoas para Marte.

Por Luisa Costa
Atualizado em 17 nov 2023, 14h19 - Publicado em 20 abr 2023, 18h26

Em 20 de abril deste ano, a SpaceX, empresa do bilionário americano Elon Musk, lançou o Starship em um voo teste – e o foguete explodiu no céu quatro minutos depois. O lançamento aconteceu no Texas (EUA), às 10h33 (horário de Brasília), e o voo foi transmitido ao vivo pela empresa no Youtube. Não havia tripulação a bordo. 

Neste sábado, 18 de novembro, acontecerá um novo teste a partir do Texas, programado para 10h. O voo deste final de semana estava marcado originalemnte para esta sexta (17), mas foi adiado para que se concertasse o acionador de uma aleta de grade, uma peça imprescindível para estabilizar o foguete durante o pouso, já que ele é inteiramente reaproveitável (mais sobre isso adiante). 

Na tentativa de abril, a Starship até decolou, mas explodiu quando o estágio superior do foguete (a espaçonave) se separaria do estágio inferior (o sistema de lançamento). A SpaceX explicou, mais tarde, que alguns motores desligaram durante o voo e, por isso, acionou-se um sistema de destruição do foguete.

Apesar disso, a decolagem foi considerada um sucesso: a SpaceX parabenizou toda a equipe em sua conta do Twitter e afirmou que o teste ajudaria a melhorar a confiabilidade do Starship. “Os times continuarão revisando informações e trabalhando para o próximo voo teste.”

Continua após a publicidade

Mas, afinal, por que se fala tanto sobre o foguete de Elon Musk?

É que o Starship é considerado o foguete mais poderoso já construído. Ele tem 120 metros de comprimento – só a espaçonave tem 50 – e pode carregar 150 toneladas até a órbita baixa da Terra. Segundo a SpaceX, poderia levar mais de cem pessoas de uma só vez para Marte.

Continua após a publicidade

Carregar cem toneladas, por exemplo, é como transportar um Boeing 747 com a área de carga cheia. Isso torna o Starship mais poderoso do que o Saturno V, usado nas missões lunares Apollo, da Nasa, entre as décadas de 1960 e 1970, e seu sucesso moderno, o ​​Space Launch System (SLS). 

Veja só: o Starship tem 9 metros de diâmetro. Isso significa que ele poderia transportar o Telescópio Espacial James Webb para o espaço – sem que o pessoal da Nasa tivesse que planejá-lo de maneira que seu espelho, de 6 metros de diâmetro, fosse dobrável.

Além disso, o foguete foi planejado para ser reutilizável: seus principais elementos não serão descartados no oceano nem vão queimar como acontece em outros sistemas de lançamento. A ideia é que o foguete seja capaz de lançar a espaçonave e retornar ao solo para que possa ser reabastecido e decole novamente em um curto espaço de tempo – o que reduziria os custos de todo o processo.

Continua após a publicidade

O Starship será o foguete responsável por transportar astronautas até a Lua na missão Artemis 3, que deve levar pessoas à órbita lunar em 2025, pela primeira vez em mais de 50 anos – e na missão seguinte, Artemis 4, em que a tripulação botaria os pés no satélite. 

A SpaceX também pretende usar seu foguete para transportar satélites da Starlink, seu serviço de internet. Mas Elon Musk está mesmo de olho em Marte: toda propaganda sobre o foguete gira em torno da possibilidade de, um dia, levar pessoas para viver em colônias marcianas.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.