PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O tetris é um problemão

O prosaico quebra-cabeça digital, cujo objetivo é encaixar peças geométricas que caem do alto da tela, já vendeu mais de 60 milhões e hoje é considerado um dos jogos mais populares do mundo.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 31 jan 2003, 22h00

Edward Pimenta Jr.

O Tetris, o prosaico quebra-cabeça digital cujo objetivo é encaixar peças geométricas que caem do alto da tela, já vendeu mais de 60 milhões de cópias e tornou-se um dos mais populares games do mundo. Tamanho sucesso tem uma explicação científica: apesar de parecer simples, o problema contido no Tetris é um dos mais difíceis da matemática.

Um estudo do professor Erik Demaine, do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT), nos Estados Unidos, mostrou que o jogo pertence a uma classe de problemas chamados NP-completo. Isso significa que não há como estabelecer um modelo de equação que possa ser aplicado para sua solução. Por isso, para um novo problema (cada pecinha que cai) é preciso uma resposta distinta. “Não há fórmulas ou truques que possam ser aprendidos”, diz Demaine. Mesmo que você jogue mil vezes, todas as partidas repetirão o mesmo grau de dificuldade. Talvez por isso ele seja tão viciante. Outro game que apresenta o mesmo tipo de problema é o Campo Minado. Assim, da próxima vez que você perder nesses jogos, conforte-se com o fato de que nenhum computador do mundo é capaz de fazer muito melhor.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.