Os 7 maiores mitos sobre os gatos
Eles são eternos injustiçados. A lista de difamações vai do azar ao medo de água. Eis aqui a chance de derrubar alguns desses mitos, um para cada vida
1. Gatos odeiam água
Depende do gato. Algumas raças, como o maine coon e o angorá turco, adoram. Tanto que, na falta de um rio ou lago, se enfiam debaixo de torneiras, dentro de banheiras e até em vasos sanitários. Para outras raças, é tudo questão de costume. “É bom lembrar que são animais muito higiênicos e mesmo os que não gostam de água estão sempre se lambendo para ficar limpos”, afirma a veterinária Tânia Fernandes, professora da Universidade Metodista de São Paulo.
2. Eles enxergam no escuro
Quase. Eles têm uma visão noturna dez vezes melhor do que a dos humanos. Mas ainda é preciso haver alguma luz para que uma camada extra de células que existe nos olhos dos gatos possa refleti-la de volta à retina, aumentando a visão.
3. Gato preto dá azar
Essa é uma lenda contraditória. Em boa parte do Ocidente, a partir da Idade Média, surgiu a crença de que cruzar com um na rua era azar na certa. Já no Japão e no Reino Unido, esse é considerado um bom sinal. Colocando o gosto humano um pouco de lado, gatos pretos têm mais sorte que seus pares de outras cores: uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos EUA sugere que o gene que dá a coloração escuro ao pelo do animal também seria responsável por torná-lo imune ao vírus do HIV felino.
4. Eles não podem ser adestrados
Apesar da fama de insubordinados, podem sim. “Com um pouco de paciência e as técnicas certas, gatos podem aprender os mesmos truques que os cachorros”, afirma o adestrador Gustavo Campelo, de São Paulo. Na Rússia, há 30 anos, o Teatro dos Gatos de Moscou conta com mais de 120 gatos que fazem acrobacias, andam em corda bamba e equilibram bolas no nariz.
5. Apegam-se à casa, e não aos donos
Gatos têm um forte senso territorial, mas também sabem muito bem quem cuida deles. Em 1952, uma gata persa andou 2,4 mil quilômetros pelos Estados Unidos até encontrar seus donos, que se mudaram da Califórnia para Oklahoma.
6. Gatos tem 7 vidas
Bem que eles gostariam. Em alguns países no Hemisfério Norte, a lenda diz que eles tem até nove. Mas a verdade é que tem uma só, que dura em média 15 anos para gatos domésticos – e algo entre dois e três para os de rua.
7. Sempre caem em pé
Esse é um dos mitos que deram origem à história acima. Mas a queda precisa ocorrer a uma distância mínima de 60 centímetros do chão para que eles consigam se virar a tempo. E, se for de uma altura muito grande, mesmo caindo sobre as quatro patas eles ainda podem se machucar.