Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Parabólica de penugens

Para conseguir ouvir tão bem, as corujas usam um truque. Quando estão caçando, elas movem as penas do rosto de modo a deixá-las com o formato de uma antena parabólica, que amplifica os sons mais leves.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

Nenhum animal terrestre tem ouvidos mais aguçados que as corujas-de-celeiro (Tyto alba). Apesar de não possuírem orelhas visíveis, elas conseguem distinguir o farfalhar causado por um camundongo sob um fardo de feno a dezenas de metros de distância. Nas noites mais escuras, guiam-se somente pela audição até o ponto exato onde se esconde a presa. Para conseguir ouvir tão bem, as corujas usam um truque. Quando estão caçando, elas movem as penas do rosto de modo a deixá-las com o formato de uma antena parabólica, que amplifica os sons mais leves. Em lugares muito barulhentos, usam a plumagem para proteger os ouvidos, que, por sinal, são posicionados de maneira bem estranha no rosto da ave. Um fica no alto, perto da testa. O outro mais abaixo, na altura das narinas. Ainda bem que elas não têm mesmo orelhas, se não seriam bichos muito esquisitos.

• O troféu de melhor visão é dividido entre aves de rapina, como águias e falcões. Elas têm uma espécie de lupa nos olhos, que lhes permite focalizar uma presa a centenas de metros.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.