GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Planta robótica procura locais iluminados por conta própria

Sempre sonhou com plantas que saibam a quantidade de luz ideal que precisam? O projeto Elowan, criado no MIT, pode tornar isso possível

Plantas não se locomovem, não emitem qualquer tipo de som ou sequer têm algo que possa ser chamado de cérebro. Ainda assim, não dá para negar que elas possuem inteligência ímpar.

Como você, fiel leitor da SUPER, acompanhou na edição de setembro, plantas podem trocar ideia com as vizinhas por baixo da terra, planejar vingança ou mesmo detectar água – sem precisar mover uma folha que seja. Não fosse o bastante, podem sentir mudanças no ambiente como presença ou ausência de luz, gravidade ou temperatura e responder a elas.

Tudo acontece graças a um complexo sistema de estímulos eletroquímicos. Enviados para órgãos e tecidos das plantas, eles atuam como sensores potentes, produzindo sinais que as colocam em contato direto com o mundo externo.

Um pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts) resolveu colocar essa refinada rede de estímulos à prova. Como? Integrando o corpo da planta, e os sinais eletroquímicos que ela produz naturalmente, a uma interface robótica. Quase um exterminador do futuro – só que com uma bromélia assumindo o lugar de Arnold Schwarzenegger.